PAINELISTAS E PALESTRANTES CONFIRMADOS

Fabio Luiz Quandt
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade da Região de Joinville, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, educação, saúde, sociedade, educação ambiental, trilhas, mata atlântica, saúde coletiva e saúde, política pública, segurança social.

Joel Bonin
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como professor no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade na linha de pesquisa "Sociedade, Cidadania e Segurança" (2020) e no Mestrado Profissional em Educação Básica, na linha de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação". Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos temas: educação, filosofia, sociologia, antropologia, sustentabilidade, ética, cidadania e política.

Maria Renata Alonso Mota
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG/CNPq. É membro da Diretoria da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação ANFOPE e de Comitê Científico da ANPEd Nacional sendo também vice-coordenadora do GT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em infância e Educação Infantil, trabalhando principalmente nos seguintes temas: infâncias e educação das crianças de zero a seis anos, currículo, formação de professoras(es) e políticas públicas para a infância.

Regina Célia Zimmermann da Fonseca
Diretora de Operações (COO) da empresa Termotécnica, com expertise em gestão de negócios nas indústrias de transformação e química. Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), é mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutora em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui diversas especializações nacionais e internacionais nas áreas de processos, qualidade, negócios e administração. Além de ter atuado em diversas empresas nacionalmente conhecidas, como a Amanco de Joinville, foi membro do Conselho da Companhia Águas de Joinville e do Green Building Council Brasil. Atualmente, utiliza sua expertise para engajar pessoas e empresas de Joinville em prol de um ambiente mais sustentável.”

Valdir Fernandes
Mestre e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). consultor na Área Interdisciplinar da CAPES; Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais da CAPES para Mestrados Profissionais; Coordenador Geral de Avaliação e Acompanhamento na Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV); Presidente do Conselho de Pró-Reitores das IES do Paraná (CPPG); Membro do Conselho Superior da Fundação Araucária, Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Paraná. Atualmente sou Professor Titular-Livre na UTFPR, Editor Chefe da Revista Brasileira de Ciências Ambientais e Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais da CAPES. Ffinalista do Prêmio Jabuti em três edições, tendo sido premiado com 1 lugar na categoria Educação e Pedagogia, com a obra organizada, Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa, em 2015. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade e Sustentabilidade Ambiental Urbana. Líder do Grupo de Pesquisa, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), com foco nas temáticas: Territorialização da Ciência e Desenvolvimento Sustentável, agendas progressistas e o desenvolvimento sustentável.

José Matarezi
Graduado em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), com habilitações em Oc. Biológica e Oc. Geológica. Tem Especialização em Educação e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Mestre e Doutor em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental da Escola Politécnica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Comunitária e Unidades de Conservação, Arte-Educação-Ambiental e Educação Patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, percepção ambiental, gestão participativa, conservação e desenvolvimento local, metodologias e processos de formação em Educação Ambiental, etnoconhecimento, educação estética e movimentos sociais, patrimônio cultural, identidade e memória. Integra o conselho consultivo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
Graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. Coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design e é líder do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs.

Marcelo Langer
Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná; especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Contabilidade Ambiental pela Universidade de Léon (Espanha), Floresta, Mercado e Sociedade pela Universidade de Freiburg (Alemanha); MBA pela em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela Universidade de São Paulo; mestre em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo, Doutor em Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná. Atua com mudanças climáticas, economia circular, marketing verde, tecnologia e economia low carbon, gestão da sustentabilidade e também para empreendimentos florestais e ambientais. Tem experiência na área de Gerenciamento de Operações, Gestão de Recursos Naturais, Florestais e Engenharia de Produção, com ênfase em planejamento estratégico, planejamento econômico, manejo florestal e silvicultura, desenvolvimento de sustentabilidade e responsabilidade social, desenvolvimento de imagem de marcas e produtos voltados ao meio ambiente e compromisso social e técnico de projetos e de mercado. Especialista em Certificações Ambientais, Sociais e Econômicas (FSC, ISO, Leed, Aqua). Membro do Conselho de Resolução de Conflitos do FSC Brasil. Membro da diretoria da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais. Tem experiências internacionais na America Latina e Europa em projetos florestais, socioambiental e programas de sustentabilidade.

Rita Ribeiro da Conceição Ribeiro
Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG. Coordenadora do Centro de Pesquisa Design & Representações Sociais da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design e Representações Sociais, co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Diseño y Geografia Política, da Universidad de Palermo, Argentina. Tem experiência em Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design e representações sociais envolvendo os processos de consumo, culturas urbanas, audiovisual, design emocional, design ativista e divulgação científica.